top of page
JLM_Marca_Principal.png

Família é um conceito central na utilização de Revit. Podemos dizer que todos os elementos que são utilizados em Revit são ou estão inseridos dentro de uma família. As famílias são conjuntos de objetos paramétricos organizados seguindo uma classificação de categorias específicas (portas, paredes, componentes construtivos, vistas, textos e até detalhes construtivos).

Apesar das diferenças, os usuários de AutoCAD podem fazer uma analogia e entender as famílias como conjuntos de blocos dinâmicos com um maior grau de sofisticação, pois além de possuírem definições paramétricas na sua geometria podem contar também com definições e vínculos que os relacionam aos outros elementos do modelo (elementos hospedeiros) e, principalmente, estar associados a um fluxo temporal. Famílias são consideradas objetos estratégicos e fundamentais para quem trabalha com tecnologia BIM.

 

Em Revit são definidas três tipos de Famílias: 

  • Famílias de sistema.

  • Famílias de componentes.

  • Famílias In-place.
     

Dentro da categoria de famílias de componentes, devemos diferenciar ainda os componentes construtivos dos componentes de massa. Estes últimos podem ser utilizados com eficiência durante o processo de concepção de um projeto. Embora ambos os tipos de componentes compartilhem a metodologia de incorporação de parâmetros e ações, cada um tem particularidades no que se refere à modelagem 3D.

Por exemplo, partindo de um componente modelado como "massa" poderíamos gerar automaticamente definições de faces horizontais associadas aos níveis definidos de um projeto (operação de incorporação de Levels realizada sobre uma vista), para posteriormente gerar de modo automático a definição do elemento construtivo laje, associado a tipos específicos de laje (famílias de sistemas). O mesmo procedimento pode ser aplicado para transformar as faces externas da massa em paredes ou sistemas de fachada do tipo Curtain wall.

 

No vídeo apresentado, será mostrado o mecanismo básico de definição de uma família de componente construtivo simples, geometricamente definida como um elemento prismático cujo ponto de inserção se localiza no centro geométrico da base. O componente criado será definido em 3D e terá três parâmetros Largura, Profundidade e Altura.

bottom of page